Topo

Manifestação a Favor do Som Automotivo Acontece em Todo Brasil

enviado por Dj Kenete em 31/10/2016 15:20

Manifestação a Favor do Som Automotivo Acontece em Todo Brasil

Mobilizações a favor do som automotivo estão sendo realizadas em vários lugares do Brasil. A ação busca derrubar a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, que regulamenta autuações para o uso de som automotivo. Com a nova regra o condutor que for pego com som audível pelo lado externo do veículo, com volume ou frequência que perturbe o sossego público, em vias terrestres de circulação será multado. A ação será considerada grave e acrescida de mais cinco pontos na carteira nacional de habilitação. Em Altamira, os amantes de som automotivo se reuniram na Avenida Tancredo Neves e em forma de carreata seguiram por várias vias da cidade. Para o coordenador do protesto, José Carlos Fortunato, também conhecido com Dj Shel, a mobilização visa ainda mostrar à sociedade que o som automotivo também é uma forma de garantir uma renda, não apenas diversão.

A medida do código de trânsito brasileiro faz exceção aos veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação. Isso se estiverem autorizados por órgão ou entidade competente. Também não estão incluídos veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais apropriados.A manifestação desta sexta-feira (28), contou com vários carros com som automotivos, mas nenhum dos veículos que estavam presentes teve o som ligado, somente o som do trio elétrico. Para José Carlos o som automotivo não é bem visto pela sociedade.

A legislação não prevê punição para quem equipa o carro com aparelhagem, porém a emissão do som emitido é regulamentada. O grande problema com os carros de som automotivo apontado pela população é a poluição sonora e a perturbação alheia. O aposentado João Roberto de Oliveira afirma que não é a favor das aparelhagens. Segundo ele, essa modalidade tira o sono de muita gente.

Além do uso do som automotivo ser considerado infração de trânsito, perturbar o sossego alheio é crime e o acusado pode pegar de 3 a 15 dias de prisão ou pagar multa. São autorizados apenas 80 decibéis para carros de propagandas, mas é importante respeitar a sinalização. Carros de som não podem atuar perto de igrejas, hospitais e escolas.

Comentários:

Deixe seu comentário:

Publicidades

© Desenvolvimento: www.windesigner.com.br